Quem não já foi a uma loja de eletrônicos comprar um computador e o vendedor pergunta se você
não vai levar também o estabilizador pra proteger seu computador, pois afinal ele é uma maquina cara e não é bom coloca-lo direto na tomada da rede elétrica, mais afinal isso é realmente verdade?
Isso é um mito, a fonte de um computador, já faz esse papel de corrigir as oscilações da rede elétrica, é recomendável o uso de um filtro de linha (não é obrigatório), respeitando apenas a tensão da fonte em relação a da rede elétrica, (algumas ate vem com chave seletora de tensão).
Os componentes básicos de qualquer estabilizador são um transformador e um seletor mecânico (um relê), que ajusta a tensão que possui alguns degraus lógicos de aumento e redução (-12V, -6V +6V, +12V, etc.) e na medida do possível tenta usá-los para ajustar a tensão de saída, mantendo-a próximo de 115 volts.
O grande problema é que o seletor é quase sempre um relê mecânico (responsável pelos "clicks" do estabilizador), que demora muito tempo para fazer a seleção, expondo a fonte a reduções e picos de tensão desnecessários, que são bem mais prejudiciais que as variações normais na tensão da tomada e são introduzidas não por problemas na rede elétrica, mas pela simples ação do seletor. Para complicar, o seletor não faz nada para evitar que picos de tensão provenientes da rede elétrica cheguem até a fonte, de maneira que ele realmente só atrapalha.
*Atenção; Antes de retirar o computador do estabilizador e coloca-lo direto na rede elétrica, verificar se a tensão da fonte de alimentação do computador é compatível com a da rede elétrica, na duvida consulte um eletricista