Sol e vento é o que tem de sobra no Brasil, mas sem duvida, a forma mais barata e a que demanda menos conhecimentos técnicos para a instalação é sem duvida a energia solar, ou energia fotovoltaica.
Para captar e armazenar essa energia gratuita, são necessários alguns itens:
-Painel Fotovoltaico: É o que faz a captação da luz do sol e a transforma em eletricidade. Você pode comprar pronto ou montar você mesmo, comprando apenas os materiais necessários; o que pra quem tem muito tempo livre acaba sendo vantajoso; outro fator importante é a potencia do painel a ser adquirido, que deve ser dimensionado de acordo com a quantidade de equipamentos a serem ligados no sistema.
Logo abaixo foto dos painéis montados pela equipe do cientistacurioso.com.br, são quatro painéis de 50 cm cada, que ligados em serie produzem cerca de 120 watts
-Controlador de Carga: Esse componente é importante, pois é ele que controla a quantidade de carga que esta entrando e saindo da bateria, não permitindo que ela descarregue completamente ou sobrecarregue, sua potencia deve ser escolhida de acordo com a potencia do painel fotovoltaico.
-Bateria: É o componente que vai armazenar a carga para os períodos que não houver sol ( a noite), ou em períodos chuvosos ou nublados onde a insolação for menor, fazendo com que o painel renda menos; uma boa bateria pode ajudar bastante. O tamanho da bateria deve ser dimensionado com o consumo, mais uma regra vale pra bateria: quanto maior. melhor, evite baterias automotivas e prefira sempre as estacionarias.
-Inversor de Tensão: É o equipamento que converte os 12 VDC da bateria, em 110,127 ou 220 VAC, que é a tensão da tomada da rede elétrica e que é compatível com a maioria dos eletrodomésticos, a potencia do inversor deve ser muito bem calculada, pois um inversor muito grande pode trazer consumo extra e descarregar a bateria mais rápido, e um inversor muito pequeno, pode não dar conta e queimar.