Mais um aumento da gasolina no Brasil, e uma duvida que sempre fica é: se o combustível que estou colocando no tanque do meu carro é realmente de boa qualidade. Vai aqui algumas dicas e um pequeno teste pra se certificar da qualidade da gasolina.
* Evite postos que você não conhece, prefira postos conhecidos e de renome;
* Fuja de preços muito abaixo dos praticados no mercado, pois como gasolina adulterada custa menos aos postos, eles tendem a vender mais barato que os outros;
* Observe sempre o desempenho do seu carro antes e depois de reabastecer;
* Observe a gasolina e veja se não esta com a coloração diferente ou com aspecto leitoso;
Uma das maneiras mais comuns de se adulterar a gasolina é adicionando mais álcool que o permitido por lei (cerca de 25%), pois o álcool é bem mais barato. No vídeo abaixo aprendemos a testar se a gasolina esta com o nível de álcool estabelecido pela legislação. Foram usados 50 ml de água limpa e 50 ml de gasolina e misturados, depois de misturado, o álcool que estava diluído na gasolina, se misturou com a água, restando apenas 40 ml de gasolina, ou seja, em 50 ml de gasolina, havia 10 ml de álcool, em 100 ml haveria 20 ml de álcool, ou seja, 20% de álcool nessa gasolina, esse posto passou no teste.
. . . .